por PAULO BRAGA
Vou listar dez opções de negócios promissores que merecem sua atenção – lembrando que você deve conhecer bem o público alvo ao qual pretende atingir – não adianta investir tempo e dinheiro em um negócio que não tem consumidores.
1 – Salões de beleza
Esse segmento de mercado ainda é um dos que mantém certa estabilidade em tempos de crise. O empreendedor deve se diferenciar dos concorrentes. Uma dica que deixo é oferecer serviços de estética capilar, design de sobrancelhas para mulheres e homens, depilação, manicure e pedicure.
2 – Centro de saúde/clínica
Se você tem o privilégio de poder investir muito em um negócio, este certamente é uma ótima opção já que o Sistema Único de Saúde (SUS) deixa muito a desejar. Um dica que deixo: Crie uma clínica especializada em determinados segmentos ou generalista, mas mantenha o foco nos preços acessíveis à população e na rapidez do atendimento e realização de exames.
3 – Alimentos congelados
Muitas pessoas não tem muito tempo para se dedicar à cozinha ou não tem intimidade com as panelas e isso representa uma ótima oportunidade de negócio, em especial, aos alimentos congelados. Dica: Já existem métodos de descongelamento que garantem o sabor do alimento e a não perdem os nutrientes.
4 – Farmácia
Neste segmento, são comercializados produtos de primeira necessidade com demanda o ano inteiro.
5 – Agências de marketing digital
As mídias sociais ganharam um espaço que antes era ocupado por jornais, revistas, rádio e tv. Um portal de notícias, por exemplo, pode ter grande audiência e comportar spots de áudios, matérias jornalísticas, fotos e vídeos – A agência de marketing é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação – Portais de informação, blogs, Facebook, Youtube, Twitter, Instagram etc. Dica que deixo: A equipe deve ser especializada e competente para atuar neste segmento.
6 – Lojas virtuais
As lojas virtuais são ótimas opções de negócio. Dica que deixo: Escolha um nicho de mercado que ainda seja pouco explorado ou que os grandes player ainda não tem “abocanhado”. Preocupe-se em ter uma boa plataforma de e-commerce, um bom plano de marketing e divulgação – busque vender seus produtos nas grandes lojas da internet por meio do “market place”.
7 – Petshop e venda de produtos de petshop pela internet
Inúmeras pessoas são apaixonadas por seus bichinhos de estimação e estão dispostas a gastar um bom dinheiro para vê-los “bonitinhos”. Investir em um petshop é um ótimo negócio e uma dica que deixo é investir nas vendas via Internet.
8 – Academia ou centro fitness
As pessoas buscam muito mais que aparelhos de musculação e sim, uma experiência diferenciada no atendimento, que deve ser personalizado. Dica: Invista em academia com nicho de mercado focados – Exemplo: academia para mulheres, academia para pessoas da terceira idade, academia especializada em redução de peso com prática de exercícios e dietas repassadas por nutricionistas etc.
9 – Assistência técnica para smartphones
Esse segmento de mercado “explodiu” nos últimos anos e muitas pessoas investem em aparelhos caros como Samsung Galaxy S7, S8, Galaxy Note 4, 5 e os Iphones 6, 6s e 7, que acabam apresentando problemas e o reparo ainda é uma opção à compra de um novo dispositivo.
10 – Loja virtual de aluguel de roupas
Essa prática já é bem comum no mundo off-line, mas vem ganhando força no universo on-line. Vai a alguma festa e precisa de um vestido ou de um terno estiloso? O investimento com a compra pode ser desnecessário, já que não são vestimentas utilizadas em casos esporádicos e o ideal é o aluguel.
Gostou dessas dicas? então compartilhe com os seus amigos.
Paulo Braga é consultor de marketing, jornalista e administrador de empresas.