A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Paracatu, Minas Gerais, apreendeu um caminhão adulterado com dados de um veículo do Exército Brasileiro. A abordagem ao veículo ocorreu na manhã deste sábado (7) de setembro na BR-040.
O caminhão tinha placas de Arinos-MG, conduzido por R. P. do A., de 56 anos, morador de Contagem-MG.
Ao realizar a identificação veicular do caminhão, foi constatado que o número de identificação veicular nele constante, coincidia com o número de identificação veicular de um caminhão do Exército Brasileiro. Segundo a PRF, o veículo das forças armadas brasileiras se envolveu em um acidente na cidade de Santa Maria do Pará/PA em 2017.
Ressalta-se que, os veículos de uso bélico são isentos de registro e emplacamento, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, sendo identificados pelo número de controle do Exército e pelo NIV.
Em razão da contradição, foi realizada uma identificação veicular mais aprofundada no caminhão. Dessa forma, verificou-se que alguns elementos de identificação apontaram indícios de adulteração no NIV e em outros sinais identificadores do veículo, o que levou à identificação do veículo original placa do ES, com registro de furto e roubo.
Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e o condutor preso e encaminhado para a polícia civil de Paracatu.