Um registro técnico de um voo de Bali a Jacarta, no domingo, disse que um instrumento era “pouco confiável” e que o piloto teve que passar para o primeiro oficial.
O avião Boeing 737 caiu no mar com 189 pessoas a bordo.
Desceu depois de decolar de Jacarta. Não há sinal de sobreviventes.
A BBC até agora não conseguiu chegar à Lion Air, a companhia aérea de baixo custo que possui o avião, para comentar o assunto.
O vôo JT 610 estava indo para a cidade de Pangkal Pinang, no oeste do país, na segunda-feira. Equipes de resgate recuperaram alguns corpos e itens pessoais, incluindo sapatos de bebê. As famílias estão sendo orientadas a ir a um hospital para identificar os mortos.
O incidente é relatado como o primeiro grande acidente envolvendo um Boeing 737 Max – uma versão atualizada do 737.
Qual foi o problema do instrumento?
Um registro técnico obtido pela BBC a partir do vôo anterior do avião sugere que a leitura da velocidade no instrumento do capitão não era confiável, e as leituras de altitude diferiam nos instrumentos do capitão e do primeiro oficial.
“Identificou que o instrumento CAPT [capitão] não era confiável e tinha controle de entrega para o FO [primeiro oficial]”, diz o diário. “Continue NNC de Airspeed Unreliable e ALT discorde.”
A tripulação decidiu continuar seu vôo e aterrissou em segurança em Jacarta.
O chefe-executivo da Lion Air, Edward Sirait, disse que o avião não tinha uma “questão técnica” específica ao voar de Denpasar, em Bali, para Jacarta, mas acrescentou que isso foi “resolvido”.
“Se o avião estivesse quebrado, seria impossível limpar o avião para voar de Denpasar”, disse ele. “Quando recebemos o relatório da tripulação de voo, imediatamente resolvemos o problema.”
A companhia aérea opera 11 aviões Boeing 737 Max 8, mas os outros não tiveram problemas técnicos semelhantes e não há planos para aterrar a frota, acrescentou.
O que aconteceu com o avião?
O voo JT 610 decolou de Jacarta às 06:20 de segunda-feira (23:30 GMT no domingo).
Deveria chegar ao aeroporto de Depati Amir em Pangkal Pinang uma hora depois, mas 13 minutos depois do vôo, as autoridades perderam o contato.
O piloto pediu para voltar ao aeroporto de Soekarno-Hatta, em Jacarta, disseram autoridades.