CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – Uma chuva torrencial atingiu Capinópolis na última quarta-feira (29) de novembro e alagou ruas, inundou casas, comércios e causou muitos prejuízos.
Segundo o Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, foram 160mm de chuvas em Capinópolis. Ipiaçu recebeu 80mm, Cachoeira Dourada 15mm e Ituiutaba 20mm
A chuva teve início por volta das 18h20 e durou quase duas horas seguidas.
Os gabinetes dos vereadores na Câmara M. de Capinópolis foram inundados pela chuva. Árvores caíram sobre a rede de fiação elétrica no bairro Florêncio, deixando alguns moradores sem eletricidade. Os novos bueiros da avenida 101, próximo ao terminal rodoviário, no centro de Capinópolis, não conseguiram escoar as águas – comércio e casas foram invadidos. O estádio Norberto Simari, no bairro São João, ficou completamente tomado pelas águas.
O residencial Portal dos Ipês ficou completamente alagado – a lama invadiu as algumas residências e deixou as ruas intransitáveis. O motorista de uma caminhonete tentou transitar por uma rua alagada no residencial Portal dos Ipês e ficou parado no meio da rua por problemas mecânicos.
A lama também invadiu o Parque de Exposições João de Freitas Barbosa, sendo escoada pelas ruas do bairro Alvorada, deixando o local sem condições seguras de tráfego.
O córrego Olaria – que recebe todo o esgoto da cidade – transbordou e invadiu casas no bairro Novo Horizonte, causando mais estragos e elevando o risco de doenças.
As casas próximas ao almoxarifado municipal, que ficam em uma área mais baixa, foram completamente inundadas, destruindo móveis e eletrodomésticos.
O caso mais crítico foi no local conhecido como chácaras balaieiro, onde a água chegou quase ao teto das residências – um veículo ficou totalmente submerso pelas águas. Moradores improvisaram um barco, utilizando um colchão inflável para fugirem da morte. O local já tinha histórico de alagamento, mas a situação ficou pior após a pavimentação do bairro Barbosa.
Chuva que atingiu Capinópolis foi uma das mais fortes dos últimos anos