Dois personagens infantis, criados pela Casa De Cultura de Canápolis, no Minas Gerais, vem ganhando o carinho e a admiração de toda a região. ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ foram criados para divulgar e inspirar ações culturais em Canápolis e em toda a do Triângulo Mineiro.
A iniciativa pioneira surgiu da equipe do setor de Patrimônio do Departamento de Cultura do município. ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ foram designados os ‘embaixadores da cultura canapolina’.
Quem são Patrimoninho e Culturinha?
Segundo a professora coordenadora da Casa de Cultura de Canápolis, Alessandra Pidruca, foram utilizadas estratégias de linguagem para criar os personagens. “É sabido que as crianças se identificam com personagens semelhantes a si, estabelecendo uma relação de comunicação fluida e de identificação imediata, tanto no conteúdo quanto na forma. Trata-se de recurso amplamente utilizado em linguagem cinematográfica, televisa e impressa. Pensando nisso, imaginamos um casal de personagens, com visual inspirado em crianças, trajados e coreografados em conceitos de fácil assimilação pedagógica e denominados de acordo com a intenção maior do projeto: divulgar a preservação patrimonial e promover a cultura local. Assim, surgiram ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha'”, disse Alessandra Pidruca.
Os personagens culturais foram apresentados a aproximadamente de 600 alunos do terceiro ao sexto-ano do Ensino Fundamental do município. O evento de apresentação dos ícones culturais, contudo, foi complementado por um outro recurso atrativo — o lançamento de um álbum de figurinhas. O álbum retrata o patrimônio cultural de Canápolis e para ser corretamente complementado, o aluno deve estar atento à leitura de informações culturais no próprio álbum.
“A identificação e o sucesso da iniciativa foram imediatos, pois além dos personagens em si e do álbum de figurinhas, a Casa de Cultura encomendou um jingle alusivo, que foi rapidamente memorizado pelas crianças e entoado no evento de lançamento em 28 de junho de 2019”, complementou Alessandra Pidruca.
Ouça o jingle
Vida longa aos personagens
A trajetória de ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ tende a ser longeva. Segundo a coordenadora da Casa de Cultura, o Legislativo Municipal tenciona apresentar, em breve, Projeto de Lei para que os personagens se tornem oficialmente os ‘embaixadores da cultura’ do município.
Festa do abacaxi
No dia 14 de julho, ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ se apresentarão no palco da Festa do Abacaxi. Em agosto, os personagens visitarão todas as escolas de Canápolis, a prefeitura, o fórum da cidade e outros entes municipais. Os personagens estão focados em consolidar a missão que norteiam todas as ações — conscientizar, informar e criar um comportamento de preservação, valorização e identificação dos cidadãos com a cultura local, razão maior da identidade dos canapolinos com sua terra, suas tradições e sua forma de ser e pensar.
O Prefeito Ualisson Carvalho Silva, esteve junto às crianças e acrescentou. “A nossa cultura é diversificada e merece toda a atenção, a Educação Patrimonial trabalhada em nossa Canápolis, tem o objetivo de implementar uma postura educativa voltada para o Patrimônio Cultural. É a Casa de Cultura, realizando mais uma ação de Educação Patrimonial, sempre atenta e atuante para cumprir sua missão em benefício de Canápolis e em respeito a todos os esforços de tantos que, no desejo de construir uma identidade, de trabalhar em prol da mesma por tantas gerações e em proporcionar esse sentimento que hoje nos une, agora se consolidam, no passado e no presente e possivelmente também no futuro, em preservar nossa identidade”, finalizou o prefeito de Canápolis.
Canápolis demonstra à toda a região que o fomento à cultura e à preservação do patrimônio histórico são essenciais na formação dos jovens. Importantes eventos culturais já foram realizados recentes. Tanto o ‘Café Cultural‘ , quanto o ‘Fim de Semana Cultural‘ e o ‘Café com poesia‘ são grandes inspirações.
As ações da Casa de Cultura apontam que a criatividade e o amor fazem a diferença.