img 20210520 wa0004 01

Capinópolis retomou programa de próteses dentárias para a população

Central de Jornalismo
img 20210520 wa0004 01
Equipe que protagoniza o sucesso do programa de saúde bucal em Capinópolis | Foto: Divulgação
Equipe que protagoniza o sucesso do programa de saúde bucal em Capinópolis | Foto: Divulgação

Capinópolis, Minas Gerais. Foi retomado o programa de confecção e distribuição de próteses dentárias em Capinópolis, devolvendo o sorriso à centenas de pessoas. O programa esteve ativo em 2019, no entanto, foi paralisado devido a pandemia de Covid-19.

A oferta de próteses dentárias é viabilizada por meio de parceria com o Ministério da Saúde. Capinópolis tem a capacidade de confecção e distribuição em torno de 50 próteses mensais. O paciente que apresentar necessidade, poderá receber a prótese superior e inferior.

O programa se estende a toda a população, entretanto, a prioridade para instalação das próteses dentárias seguem critérios. Pacientes que não tem dentes na arcada superior ou inferior, tem preferência de reabilitação.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

As pessoas que já fazem tratamento dentário nas Unidades de PSF, automaticamente já são encaminhadas para o programa de confecção das próteses após análise do dentista que definirá a necessidade.

O senhor Severino Benedito de Oliveira durante pré-moldagem da prótese dentária | Foto: Divulgação
O senhor Severino Benedito de Oliveira durante pré-moldagem da prótese dentária | Foto: Divulgação

Até o mês de maio, 200 pessoas já tiveram a oportunidade de voltar a sorrir em Capinópolis. O sorriso devolve a alto estima, no entanto, não é o único benefício aos pacientes. A retomada da mastigação, que tem influência direta na digestão e a dicção para pronunciar palavras são grandes diferenciais.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Segundo Naia Fontoura, coordenadora de Saúde Bucal em Capinópolis, há uma demanda reprimida por prótese. “Há uma demanda reprimida muito grande pois só em 2019 conseguimos credenciar o município no Programa de Próteses do Ministério da Saúde, graças ao esforço do prefeito Cleidimar e Secretaria de Saúde”, disse a coordenadora, que ressaltou a importância das próteses para os pacientes.

“Além de devolver a autoestima a esses pacientes, reestabelecer a função fisiológica da mastigação, é fundamental para a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Naia Fontoura.

Naia Fontoura, coordenadora de Saúde Bucal em Capinópolis | Foto: Arquivo/Tudo Em Dia
Naia Fontoura, coordenadora de Saúde Bucal em Capinópolis | Foto: Arquivo/Tudo Em Dia

A unidade de referência para moldagem e instalação das próteses dentárias é o PSF Dr. Cássio Macedo, no Bairro Alvorada.

Brasil tem 11% da população sem nenhum dente

 Um apontamento da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE em 2015, destacou que 11% da população brasileira não tem nenhum dente, o que corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas. Entre as mulheres, essa porcentagem sobe para 13,3% e, entre os homens, cai para 8,4%. Das pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes. E 22,8% dos brasileiros sem nenhuma instrução ou sem ensino fundamental concluído estão completamente desdentados Além disso, 23% dos brasileiros perderam 13 dentes ou mais, e 33% usam algum tipo de prótese dentária.

A pesquisa também mostra que o atendimento odontológico no país acontece majoritariamente na rede privada. Em Capinópolis, o programa de saúde bucal tem caminhado na contramão da pesquisa, com índices positivos que destacam o município na região.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Leia também:

Protocolo de urgências é implementado nos PSFs em Capinópolis

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo