O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno, Califórnia, no entanto, caiu no gosto do mundo inteiro ao possibilitar o compartilhamento de vídeos na plataforma. O Youtube foi criado por três ex-funcionários do PayPal..
1. Defina um nicho e um público-alvo
Determinar o assunto do seu perfil e o público que você deseja atingir é uma dica universal. Sim, ela se aplica a qualquer rede social. Afinal de contas, quando você delimita o nicho e quem receberá o conteúdo, o algoritmo entenderá rapidamente a melhor forma de distribuir o seu conteúdo. Essa estratégia também tornará a “fidelização” de espectadores mais fácil, uma vez que eles já sabem o que esperar do seu canal.
2. Crie um cronograma de postagem
Uma característica muito valorizada no Youtube é a previsibilidade. Não à toa muitos canais de sucesso possuem um cronograma de postagem. Isso faz com que os espectadores se programem para assistir os seus vídeos. Então, se possível, divulgue os dias e horários das publicações. E, se houver algum imprevisto, tome o cuidado de avisar o público antes.
3. Participe das trends da plataforma
Ainda que o Youtube não seja berço de muitas trends, é possível encontrar algumas de tempos em tempos. Quando isso acontecer, aproveite a onda e participe. Além de atrair novos espectadores, essa estratégia dará mais dinamismo para o canal. É importante, contudo, que a trend tenha alguma relação com o seu conteúdo.
4. Miniaturas, descrições e títulos
Aposte nas miniaturas (imagens de “capa” dos vídeos), nas descrições e títulos. Na hora de criá-los, lembre-se de que a sua intenção é atrair a atenção do público; mas não a todo custo.
Uma prática muito comum — e mal vista — na plataforma é o uso de clickbait. Em geral, criadores usam imagens e frases apelativas para ganharem cliques e, no final das contas, o conteúdo não corresponde àquilo que foi “prometido”.
5. Cards e telas finais
Use as ferramentas e recursos que o Youtube oferece, como os cards, que aparecem no canto superior direito dos vídeos e permitem direcionar os espectadores para outros conteúdos do canal.
As telas finais também são uma boa pedida. Elas são exibidas no fim do vídeo e podem incluir um botão para o espectador se inscrever e links para playlists e vídeos. Em geral, esses recursos aumentam tempo de exibição e tempo de envolvimento com o canal, métricas muito importantes para o desempenho.
6. Criar playlists
Criar playlist é uma forma interessante de organizar os vídeos por assunto e, mais do que isso, de diluir as visualizações do público. Afinal de contas, é mais provável que o usuário passe tempo no seu canal e consuma mais conteúdos se eles estiverem organizados e vinculados de alguma forma. Além disso, é possível usar a página inicial do canal para exibir playlists e vídeos isolados que você deseja destacar — outra estratégia para aumentar o tempo de permanência do espectador e crescer no Youtube.
7. Boa iluminação, qualidade de vídeo e edição
Por último, mas não menos importante, atente-se à qualidade do vídeo. Para criar conteúdos de qualidade, não é necessário usar equipamentos profissionais e de alto custo. Muitos criadores de conteúdo usam seus próprios celulares e, com uma boa iluminação e uma edição bem feita, alcançam resultados notáveis. Na dúvida, aposte no básico feito com dedicação e cuidado.