Orquestra Filarmônica homenageia mães com repertório clássico e popular

Agência Brasil

Música para homenagear as mães, unir as famílias, festejar o dia ensolarado. Na manhã deste domingo (14), a Filarmônica de Minas Gerais faz seu segundo concerto da série “Filarmônica na Praça”, em Belo Horizonte. Sob a batuta do maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, a orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, a exemplo de “Carmen”, de Bizet, “A bela adormecida”, de Tchaikovsky, “Batuque”, de Lorenzo Fernandez, “Mourão”, de Guerra-Peixe.

 

 

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

 

No repertório do Dia das Mães, estão ainda  obras do universo popular arranjadas para orquestra, como “Corta-jaca”, de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres). A apresentação gratuita ocorre na Praça da Filarmônica (praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em frente à Sala Minas Gerais, sede da Filarmônica).

- Continua após a publicidade -
Ad image

 

O maestro José Soares explica que o concerto traz “uma diversidade enorme de música e de emoções”, num grande passeio pelo repertório internacional e do Brasil. “Estamos muito felizes de voltar a nos apresentar nas praças. Começamos com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera “Carmen”, de Bizet, e a marcha “Pompa e Circunstância”, de Elgar, passando pelo encantamento da valsa de “A bela adormecida”, de Tchaikovsky e a alegria do animado “Cancã” de Jacques Offenbach.”

 

 

História

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e se tornou referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, é composta por 90 músicos do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista Concerto, em 2020 e 2015; o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira, em 2012; e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), em 2010, como o Melhor Grupo de Música Clássica do Ano. 

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

 

 

As apresentações regulares da orquestra ocorrem na Sala Minas Gerais, em BH, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório

 

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais, via da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário