Capinópolis, Minas Gerais. Neste sábado, 24 de fevereiro de 2024, Capinópolis mobilizou esforços no combate à dengue com a realização do Dia “D” contra a doença. O evento, marcado por uma caminhada com carro de som, partiu da praça João Moreira de Souza, percorreu o Centro da cidade e foi finalizado na Avenida 99. Veja alguns momentos:
A mobilização em Capinópolis visou ampliar a conscientização sobre a dengue e reforçar medidas preventivas cruciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os casos de dengue estão avançando rapidamente na cidade, no entanto, a própria comunidade pode frear essa escalada do Aedes Aegypti.
Durante a caminhada, os participantes levaram mensagens sobre a dengue, zika vírus e chikungunya, conscientizando sobre os sinais e sintomas. As formas de eliminar os focos também foram ressaltadas.
A Polícia Militar deu apoio ao evento. A equipe da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis (AVCC), somou esforços para promover a conscientização.
O envolvimento da comunidade é crucial para interromper o ciclo de transmissão da doença e proteger a saúde de todos.
O prefeito Cleidimar Zanotto participou da caminhada. O vereador Edwardão representou a Câmara Municipal de Capinópolis.
“O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva que exige a união de todos os cidadão. Estamos aqui hoje, lado a lado com nossa comunidade, para reforçar a importância da prevenção e da eliminação dos focos do mosquito transmissor.”, destacou o prefeito Cleidimar Zanotto.
Cássia Betânia Bisinoto, Secretária Municipal de Saúde, também participou da caminhada.
“Neste sábado, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais realizou uma mobilização para orientar e conscientizar a população sobre a importância de manter os ambientes livres do mosquito da dengue. Então, Capinópolis aderiu a essa mobilização, pois nós estamos preocupados com o tanto de focos que estão sendo encontrados em nossa cidade. Isso pode, nas próximas semanas, se tornar uma epidemia, agravando clinicamente pacientes e podendo levar a óbito, sem contar com a sobrecarga no nosso sistema de saúde. ”, disse a secretária.
Fotos:
Fotos: Daniel Braga e Ananda Braga