Magalu e Tudo Em Dia
Tudo Em Dia - carro foi usado para explodir fogos de artificio no estacionamento do anexo 4 da camara

Homem tenta invadir STF com explosivos e morre em explosão na Praça dos Três Poderes

Central de Jornalismo
Tudo Em Dia - carro foi usado para explodir fogos de artificio no estacionamento do anexo 4 da camara

Na noite desta quarta-feira (13), um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, tentou invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília portando explosivos e morreu após ativar os artefatos próximos à estátua da Justiça.

Momentos antes, Luiz havia detonado um carro com explosivos no estacionamento da Câmara dos Deputados, causando uma forte explosão que foi ouvida dentro do STF.

Tudo Em Dia - corpo de homem morto em frente ao predio do stf apos explosoes nesta quarta feira 13

Ação e impacto nos prédios públicos

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

O incidente ocorreu por volta das 19h30, após o fim de uma sessão do plenário do STF, levando ao esvaziamento imediato do prédio. O impacto foi significativo, com a Polícia Federal instaurando um inquérito para investigar as explosões. Além disso, será realizada uma varredura nos prédios da Câmara e do STF nesta quinta-feira (14), quando as atividades serão retomadas a partir das 12h.

A sessão da Câmara estava em andamento, discutindo a PEC sobre imunidade tributária das igrejas. Após a explosão, houve debates sobre a continuidade dos trabalhos em meio a um ambiente de crescente preocupação com a violência.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Identidade e histórico do suspeito

Tudo Em Dia - Francisco Wanderley 848x477 1

Francisco Wanderley Luiz, de Santa Catarina, estava em Brasília há quatro meses e havia sido candidato a vereador em 2020. Nas redes sociais, ele postou mensagens alarmantes sobre bombas em locais estratégicos e chegou a divulgar uma suposta foto no plenário do STF, agora sob investigação para verificação de data e autenticidade.

Reação das autoridades

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, confirmou que o homem morto era o dono do carro encontrado após a explosão. Já o governador Ibaneis Rocha, em viagem à Itália, minimizou a ocorrência ao mencionar que “maluco tem em todo lugar”.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) reforçou a segurança dos palácios governamentais, e o presidente Lula estava em segurança, reunido com ministros no Palácio do Alvorada no momento do incidente.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Contexto pós-8 de Janeiro

Este episódio de violência ocorre quase dois anos após os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três Poderes. Desde então, o aumento da segurança nas instituições públicas de Brasília tem sido prioridade, porém, o incidente desta quarta-feira reacende o debate sobre as medidas de proteção nos prédios governamentais e o monitoramento de atividades suspeitas.

A situação permanece em monitoramento pelas forças de segurança, e o presidente Lula tem agenda prevista no Rio de Janeiro para participar do G20, onde questões de segurança e democracia devem ser pauta de discussões.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo