160216 dengue zika ituiutaba

Ituiutaba tem mais de 300 notificações de dengue e Zika só no mês de fevereiro de 2016

Central de Jornalismo
Mês de fevereiro já ultrapassa as 300 notificações de dengue e zika
Mês de fevereiro já ultrapassa as 300 notificações de dengue e zika
Mês de fevereiro já ultrapassa as 300 notificações de dengue e zika

ITUIUTABA, TRIÂNGULO MINEIRO – Com todo mundo falando sobre o Aedes, antigamente conhecido somente como o “pernilongo da dengue” e que agora dissemina duas outras doenças perigosas, que é a Febre do Chikungunya e o Zika Vírus, iniciativas vêm sendo implementadas para conter a sua proliferação também em Ituiutaba.

Mesmo com todos os trabalhos de prevenção, tanto nas esferas federais e estaduais quanto municipais, muito ainda falta para atingir um nível maior de conscientização da população.

Hoje estudos e levantamentos, como o LIRA, mostram que cerca de 90% dos focos do Aedes estão dentro das residências e quintais e, contrastando com isso, temos os estudos que apenas 10 minutos de dedicação semanal são suficientes para manter as residências sem focos dos mosquitos.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Somente no mês de fevereiro temos 319 notificações de dengue e 6 notificações de Zika Vírus. No caso da dengue, o Centro segue na liderança das notificações com 46 notificações, seguido pelo bairro Platina com 32 notificações, enquanto no Zika Vírus o bairro Setor Norte com 3 das 6 notificações.

Várias ações estão em prática para o enfrentamento do Aedes e a busca pela redução dos números da doença a Vigilância Ambiental em Saúde está com um cronograma de atividades já sendo levado às ruas. Foram feitas mobilizações em diversos bairros, seguidas por mutirão de limpeza, e este final de semana mais uma ação percorreu parte de 4 bairros.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Foi criado o projeto “Casa Limpa é Ituiutaba sem Dengue” para buscar incentivar as iniciativas de manter casas e quintais limpos sem focos, inclusive com premiações para as residências que não tiverem focos de dengue. “Estamos trabalhando e precisamos da ajuda da nossa população, mantendo sua casa e quintais livres de focos, por que são poucos minutos que fazem muita diferença. Somente assim venceremos a batalha contra o Aedes”, comentou o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário