Capinópolis, Minas Gerais. O município ganhou destaque nacional nesta quinta-feira (24.set.2020), ao ser palco do lançamento nacional do plantio da safra de soja 2020/2021. O evento foi realizado na fazenda ‘Dois Corações’, de propriedade do produtor rural Wesley Barbosa. Barbosa também é presidente da Aprosoja Minas Gerais e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada.
O evento foi reduzido, devido à pandemia de Covid-19.
Essa é a primeira vez que o Estado de Minas Gerais sedia a abertura do plantio da soja. A fazenda ‘Dois Corações’, irá semear um total de 1.500 hectares com soja nesta safra.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prestigiou o evento de lançamento. Romeu Zema chegou à propriedade rural por volta das 12h50 — a chegada do governador era esperada por volta das 10h, no entanto, um problema no voo causou o atraso. A secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Valentin, também participou do evento.
O Canal Rural, especializado no nicho do agronegócio, efetuou o transmissão ao vivo do evento.
Autoridades e lideranças debateram os principais temas que envolvem essa temporada.
O presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Vaz, também discursou durante o evento, ressaltado a parceria do governador Zema com o agronegócio no Estado de Minas Gerais.
Durante seu discurso, Romeu Zema mostrou interesse na privatização da Cemig, com o objetivo de ampliar o fornecimento de energia elétrica aos grandes produtores rurais do Estado.
Máquinas fizeram o plantio simbólico de sementes de soja ao final do evento na fazenda ‘Dois Corações’. O governador Romeu Zema e o presidente da Aprosoja, Wesley Barbosa, estavam a bordo de uma das máquinas que efetuaram o plantio simbólico das sementes de soja.
Em 2019, o lançamento nacional ocorreu no Estado de Rondônia.
Região de Capinópolis é campeã na produção de soja
A região de Capinópolis é responsável por cerca de 30% da soja produzida no estado, que na temporada anterior registrou 6,3 milhões de toneladas. Para essa temporada, a área plantada em Capinópolis cresceu 5% e cerca de 60% da produção já foi comercializada.