Uma ação contra a dengue foi realizada em Capinópolis na última sexta-feira (8) com ‘adesivaço’ de veículos. A ação foi realizada no Centro da cidade.
Os condutores de veículos foram abordados, orientados sobre os riscos da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Os motoristas que permitiram, tiveram o veículo adesivado.
Segundo a Educadora em Saúde, Marilane Vilela, o Município de Capinópolis passa por um momento crítico, com várias notificações de casos de dengue.
“É mais uma ação visando conscientizar a população da importância da eliminação dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Estamos em um momento muito crítico e nosso município está com vária notificações de casos suspeitos de dengue. O melhor remédio é a prevenção”, alertou a educadora.
Em todo o Estado de Minas Gerais, já foram registrados cerca de 12.323 casos de suspeita de dengue. Em Capinópolis, já foram notificados mais de 80 casos suspeitos da doença.
A mobilização de combate aos focos de dengue foi uma ação da coordenação de atenção primária e a coordenação de epidemiologia.
Segundo Sandra Barbosa, secretária de Saúde do Município de Capinópolis, dados apontam que o Estado de Minas Gerais pode ter uma grande epidemia de dengue.
“Para que isso não aconteça na cidade de Capinópolis, nós estamos tomando ações, medidas de prevenção para eliminar o foco e consequentemente o mosquito Aedes. A população é responsável — noventa por cento— na eliminação e por não deixar o mosquito nascer para que não venhamos a ter doenças como a dengue, Zika vírus e Chikungunya “, disse a secretária durante uma entrevista ao repórter Maurício Fabiano, da Tv Integração.
O último Levantamento de Infestação Rápida — LIRA— do Aedes aegypti em Capinópolis apresentou índice de 4,7%, ou seja, em quase 5% das residências de Capinópolis foram encontrados focos do mosquito. O índice tolerável da Organização Mundial de Saúde — OMS— é de 1%.