Policiais militares e bombeiros da ativa e aposentados ocupam neste momento a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. As avenidas Amazonas e Afonso Pena, no entorno da praça, estão completamente fechada nos dois sentidos. O trânsito também é lento no Viaduto Leste e na Contorno, sentido Praça da Estação. O protesto é para cobrar do governo de Minas o fim do parcelamento dos salários e o pagamento integral do 13º em dia.
De acordo com a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (AOPMBM), o assunto foi tema de uma audiência pública na quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além das reivindicações relativas ao parcelamento e a falta de previsão quanto ao pagamento do 13º salário, os policiais também cobram uma reposição salarial. Os manifestantes pretendem queimar caixões durante o ato.
De acordo com a Associação, durante o ato desta sexta-feira o atendimento à população não será prejudicado, já que participarão principalmente os oficiais de folga e aposentados.
Já no próximo dia 20 de dezembro, todos os militares estão convocados a participarem de uma assembleia que será realizada no Clube dos Oficiais, no bairro Prado, na região Oeste de Belo Horizonte. Durante a reunião, a categoria fará uma votação que decidirá sobre uma possível paralisação, que deverá envolver todos os setores da segurança pública.
Acompanhe a situação do trânsito em tempo real aqui