Capinópolis, Minas Gerais. A equipe do núcleo de atendimento especializado da Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou ações para a campanha do “Agosto Lilás”, que visa oferecer força e apoio às mulheres vítimas de violência. Uma carreata foi realizada na manhã da última segunda-feira (23.ago.2021) para conscientizar a população.
O projeto voltado para Capinópolis disponibiliza o disque-denúncia e contatos da rede de atendimento às vítimas de agressão no município, incentivando queixas e denúncias com a finalidade de repreender tais condutas criminosas.
Valéria Rampazzo, Secretária de Desenvolvimento Social no Município de Capinópolis, destacou que o fluxo da violência contra a mulher deve ser interrompido pela rede de proteção. “É necessário rompermos com esse fluxo de violência contra as mulheres e apoia-las nas mais distintas dificuldades que cada uma delas enfrenta e principalmente, identificar os diversos tipos de violências que as mulheres são submetidas, para que toda a rede, inclusive a sociedade, possa contribuir com estratégias para essa causa que aflige não só o físico, mas o íntimo, o emocional das mulheres”.
A fim de divulgar o programa, durante este mês, foram distribuídos panfletos com números de contato para denúncia à agressão aos beneficiários da secretaria de Desenvolvimento Social, bem como, divulgação nas redes sociais, além de uma carreata contando com toda a rede de atenção da mulher no município de Capinópolis.
A campanha contou com um carro de som volante e carreata pelos bairros de Capinópolis, reforçando junto ao povo a existência do disque-denúncia e demais números de apoio do município.
Na próxima sexta-feira (27.ago.2021), será inaugurado a unidade do cartório de atendimento da Rede de Enfrentamento à violência doméstica de Capinópolis — REEVIDO— projeto que ampara e acolhe mulheres vítimas de violência em Capinópolis. A REEVIDO tem o apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Capinópolis e voluntários.