
Os alunos do 6º ano da Escola Estadual Governador Juscelino, em Capinópolis, ampliaram seus conhecimentos em visita ao sítio paleontológico de Peirópolis, à 20km de Uberaba.
Ao todo, 40 alunos visitaram o local histórico no último sábado (26) de outubro. Os estudantes foram orientados pelos professores Marcos Petraglia, Priscila, Janete e Maria de Lourdes.
Os alunos acordaram bem cedo e seguiram rumo ao distrito de Peirópolis por volta das 04h30. No local, palestras e muita informação sobre os animais gigantes que habitavam a região do Triângulo Mineiro. A preguiça gigante chamou a atenção dos alunos. Também foi demonstrando de forma lúdica o conteúdo programado pelas normativas educacionais, além de proporcionarem um momento de aprendizagem social e cultural aos alunos.

Uberaba é um dos mais relevantes pontos de estudos e pesquisas paleontológicas do Brasil. Fósseis de dinossauros com cerca de 80 milhões de anos já foram encontrados na região da cidade mineira.
Hoje o sítio paleontológicos de Peirópolis dispõem de dois ambientes para expor os seus fósseis. Um no prédio da antiga estação ferroviária no estilo colonial e outro no estilo moderno.
“Foi um momento único e mágico para os alunos, além de estarem ali pelo encanto da infância com os dinossauros dos desenhos e filmes que eles curtem, estarem vivenciando e podendo observar de perto tudo o que aprenderam nos primeiros bimestres do ano letivo, foi incrível. Para mim, como professor, posso afirmar por todos meus colegas que estiveram envolvidos nessa visita técnica, [que foi] gratificante vê-los e ouvi-los maravilhados com aqueles espaços”, disse o professor de história, Marcos Petraglia — coordenador da visita.
Imagens da visita dos alunos
Primeiras descobertas de fósseis na região de Uberaba

Desde a década de 1940, descobertas paleontológicas já traziam nova notoriedade para a região. Informado de que fósseis de ossos haviam sido encontrados durante obras de retificação da linha da Cia. Mogiana [2] , o paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980), começou a trabalhar em Peirópolis em 1947. Realizou uma escavação sistemática na região de Caieira, entre 1949 e 1961. Como resultado, foram recuperadas centenas de ossos fossilizados do período Cretáceo Superior (100 a 65 milhões de anos atrás), sobretudo de dinossauros do grupo dos titanossauros.