
Começou no último dia 17, com a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovido pela Escola Municipal de Ensino Especial/APAE – Centro Educacional Construindo.
Nesta quarta-feira, dia 20, foi a vez dos alunos e pais se dirigirem para a Câmara Municipal de Capinópolis, onde ocorreu a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento além de marcar a abertura da semana teve como objetivo levar um pouco dos trabalhos realizados pela escola e ser apresentado aos pais e comunidade.
Segundo a diretora da escola, Renata Braga, os alunos fizeram apresentações de música e dança, mostrando que todos são capazes, desde que seja respeitado as diferenças e as limitações de cada um. Durante o evento a Ronísia Helena falou sobre “A criança especial”.
A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, o vice-prefeito Jorginho Jacoub e a secretária municipal de Educação, Iracilda Duarte prestigiaram a solenidade. “Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação e da Câmara Municipal por ter nos cedido o espaço”, disse a diretora.
“Temos muito o que fazer por nossa cidade e um dos objetivos e colocar esses estudantes num prédio com melhores condições, melhor acessibilidade, e isso vamos conseguir nos próximos anos”, comentou a prefeita Dinair Isaac.
De acordo com a diretora da escola, Renata Braga, a Federação das APAEs adotou este ano o tema “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”.
O que significa igualdade? Igualdade corresponde a “qualidade ou estado de igual; justiça e equidade”, enquanto que, oportunidade corresponde a “qualidade de oportuno, ocasião. Dessa forma, entendemos que tudo que é oportuno para uns, deve ser oportuno para todos, na medida de suas necessidades e especificidades.
“Convidamos a comunidade a refletir em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, para que haja acesso igualitário aos bens sociais, sustentando um compromisso crescente ao longo desses anos: garantir qualidade de vida, autonomia, atenção integral e integrada em todo o ciclo da vida e inclusão social”, reforça Renata.
Nos próximos dias a programação é a seguinte:
• 23/08 – Pedágio;
• 25/08 – Dia da Beleza;
• 26/08 e 27/08/2014 – Pintura do muro;
• 28/08 – Confraternização na Campo Fértil.
[doptg id=66]