A tragédia que vitimou ao menos 75 pessoas, entre elas jogadores e membros da equipe técnica do time de futebol catarinense Chapecoense, se soma à lista de acidentes aéreos envolvendo equipes esportivas.
Veja abaixo alguns dos principais acidentes aéreos que abalaram o esporte.
TORINO EM 1949
Um dos acidentes de maior impacto na história do futebol foi o que matou 18 jogadores do time italiano do Torino, tetracampeão nacional e que se encaminhava para o quinto título. Em maio de 1949, o avião, um Fiat G.212, bateu nos muros da basílica de Superga, nos arredores de Turim, na volta de um amistoso contra o Benfica em Lisboa.
Após o acidente, o Torino colocou jogadores das categorias de base para disputar as quatro rodadas restantes do campeonato italiano e conquistou o pentacampeonato.
A equipe do Torino era a base da seleção italiana que disputaria a Copa de 1950, no Brasil. O grupo, no entanto, acabou eliminado ainda na primeira fase. O choque causado pelo acidente de avião foi tamanho que os integrantes da seleção italiana viajaram ao Brasil de navio.
MANCHESTER UNITED EM 1958
Em fevereiro de 1958, um avião da Airspeed Ambassador, da British European Airways, caiu após a terceira tentativa de decolagem no aeroporto de Munique, onde as condições de visibilidade eram ruins devido à neve. A aeronave levava o time do Manchester United de volta para a Inglaterra após uma partida em Belgrado, na Sérvia, contra o Estrela Vermelha, time local.
Morreram oito jogadores do United. Ao todo, 23 pessoas foram mortas no acidente e 21 sobreviveram.
Ao contrário do Torino, que não conseguiu se reerguer nos anos que se seguiram à tragédia, o Manchester United ganhou a Liga dos Campeões da Europa uma década depois do acidente.
GREEN CROSS (CHILE) EM 1961
O voo 210 da LAN caiu na Cordilheira dos Andes em abril de 1961, há 55 anos, portanto. Na tragédia, morreram 24 pessoas —entre eles oito membros do Green Cross, time chileno de futebol.
Eles voltavam de uma partida fora de casa pela Copa do Chile. O último contato dos pilotos com controladores aéreos aponta para a formação de uma camada de gelo nas asas e turbinas que poderiam ter levado à queda da aeronave.
Parte da fuselagem do avião foi encontrada 54 anos depois, em fevereiro de 2015, por montanhistas que escalavam os Andes.
OLD CHRISTIANS CLUB (URUGUAI) EM 1972
Em outubro de 1972, um avião com 45 pessoas, entre elas jogadores e membros da equipe técnica do time de rúgbi uruguaio Old Christians Club, caiu na Cordilheira dos Andes. Dos 29 sobreviventes, oito morreram em decorrência de uma avalanche dias depois.
Os demais sobreviveram comendo partes dos corpos de passageiros que morreram no voo. Deles, 16 foram resgatados mais de 70 dias após a tragédia. A história deu origem ao filme “Vivos”, de 1993.