Foi em 2014 que a vida da cuiabana e até então advogada trabalhista Viviane Almeida virou de cabeça pra baixo. Seu marido, na época com apenas 46 anos, tinha acabado de ser diagnosticado com um câncer grave no intestino e no fígado. Determinada e buscando maneiras de ajudá-lo, Viviane deixou a carreira consolida de lado para dedicar-se exclusivamente ao tratamento da doença. Ela queria buscar alternativas que amenizassem esse processo.
Sua paixão pela nutrição e alimentação saudável começava ali. Ela começou a conversar com especialistas e pesquisar mais sobre a doença e a forma como ela reage no corpo, tudo para melhorar a alimentação de seu marido. “Foi nessa época que comecei a estudar mais sobre alimentação saudável e me apaixonei. Li inúmeros artigos que poderiam me ajudar nessa tarefa, fui em busca de pacientes com esse tipo de câncer para entender melhor como a doença afetava o corpo e como eu poderia ajudar ao longo do processo”, comenta Viviane.
Inicialmente, ela cortou açúcar, óleo vegetal, farinhas brancas e refinadas, glúten e a lactose do dia a dia da família. Criou e testou várias receitas, adaptando-as a ingredientes menos nocivos, conseguindo assim, não só aliviar o processo da quimioterapia, como obter ótimos resultados ao longo do tratamento. Hoje, com o marido curado, Viviane fechou oficialmente o escritório de advocacia e passou a dedicar-se exclusivamente aos estudos e a criação de receitas saudáveis.
“Eu brinco que foi um caminho sem volta. Descobri uma grande paixão, e após me dedicar tanto resolvi passas tudo isso para outras pessoas. É também uma forma que encontrei para retribuir tanto carinho que recebi durante o período mais difícil da minha vida”, detalha.
Sucesso virtual
No terceiro período de nutrição, a cuiabana não quer parar por aí. Atualmente, ela administra uma conta no Instagram (@docesaudefit), com quase 500 mil seguidores, onde compartilha receitas e conceitos da alimentação saudável. Uma de suas receitas mais famosas é o “pão de queijo saudável”, feito com batata doce e menos de 1 grama de gordura. “Meu marido é mineiro, ama pão de queijo, não queria tirar isso dele. Essa receita é um sucesso. Além de saborosa, é muito saudável. Quero continuar aprendedo e me dedicando para ajudar muitas pessoas”, completa Viviane.