Uma prática rotineira e que coloca a vida de terceiros em risco está sendo combatida pela Polícia Militar (PM) em Capinópolis. A direção perigosa de motociclistas — que consiste em empinar a moto e andar sobre uma roda— ou o oposto — frear fortemente com o objetivo de “empinar ao contrário”, erguendo a roda traseira do chão, manobra conhecida por “RL”.
No último sábado (20) de abril, a PM avistou um jovem de 20 anos empinando a motocicleta que conduzia próximo a um posto de combustíveis no Recanto da Acácias, em Capinópolis. Após perceber que seria abordado pelos militares, o jovem fugiu rumo a uma estrada rural, que dá acesso à Chácara do Neguta.
Segundo a PM, ao abordar o condutor da moto, foi verificado que o mesmo não possuía a Carteira Nacional de Habilitação — CNH. Foi verificado ainda que o veículo estava em nome de uma terceira pessoa — que responderá judicialmente por permitir que um inabilitado conduzisse a moto.
O veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado ao Detran em Capinópolis.
Em caso de direção perigosa, os agentes de trânsito podem aplicar uma multa nada suave de R$ 1.915,40, fora a apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.
RISCOS DA DIREÇÃO PERIGOSA
Ao adotar a direção perigosa em uma motocicleta — o condutor assume o risco de matar e morrer—, já que fica com a visão completamente comprometida pelo ângulo da motocicleta empinada. Pedestres — em especial as crianças— e outros condutores podem ser atingidos.
Em Capinópolis, há registro de uma criança que perdeu os movimentos após ser atingida por um condutor que empinava uma moto. A vítima — hoje, uma adolescente— vive em uma cadeira de rodas.
Auxilie no combate à essa prática, denunciando anonimamente via 181 e 190.