A história registra: em Belo Horizonte, os times chilenos até hoje não sabem o que é vencer o Atlético. Não conhecem sequer o gostinho do empate. O Galo tenta manter esse retrospecto nesta quarta-feira, às 21h45, no Independência, pela Copa Libertadores.
Já foram quatro partidas na capital mineira, todas validas pelo maior torneio de clubes do continente. O primeiro encontro foi em 1978. No Mineirão, o Atlético aplicou 5 a 1 no Unión Española. Ainda nessa edição, o Alvinegro encarou o Palestino e fez 2 a 0 no Gigante da Pampulha.
O Galo só voltou a enfrentar chilenos na Libertadores de 2000. Uma nova goleada foi construída, desta vez por 6 a 0 sobre o Cobreloa, novamente no Mineiro. O atacante Guilherme marcou quatro gols.
O quarto confronto contra equipes do Chile foi na edição passada da Libertadores. E o adversário foi justamente o Colo Colo. O Atlético venceu por 2 a 0, no Independência, e carimbou a vaga às oitavas de final da competição.
Para manter a série de vitórias e praticamente selar a classificação às oitavas de final da Libertadores deste ano, o Atlético quer fazer valer mais uma vez a força como mandante no Independência.
A ordem é ditar o ritmo do jogo e pressionar o Colo Colo: “Temos um apoio da torcida muito grande no Independência. Todos os times vem com um pouco de receio, porque vamos com tudo desde o primeiro minuto. Não vai ser diferente. Vamos tentar amassar eles e conquistar a vitória”, diz o lateral-esquerdo Douglas Santos.
O volante Rafael Carioca reforça: “Temos de ser agressivos o tempo todo, não podemos pensar em outra coisa. O Colo Colo é um time de qualidade, que gosta de jogar. Por isso, temos de fazer o que eles fizeram em Santiago, pressionar. A força que eles mostraram lá temos de mostrar aqui.”
Galo contra chilenos em BH
16/04/1978 – Atlético 5 x 1 Unión Española – Libertadores (Mineirão)
20/04/1978 – Atlético 2 x 0 Palestino – Libertadores (Mineirão)
05/04/2000 – Atlético 6 x 0 Cobreloa – Libertadores (Mineirão)
22/04/2015 – Atlético 2 x 0 Colo-Colo – Libertadores (Independência)