Na noite da última quinta-feira, 15, um avião da Voepass Linhas Aéreas, modelo ATR 72-600, realizou um pouso técnico em Uberlândia (MG) após identificar um transiente elétrico durante o voo.
A aeronave, que partiu de Rio Verde (GO) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), transportava 38 passageiros.
De acordo com a Voepass, o incidente foi detectado pela tripulação, que optou por fazer o pouso de precaução. A manobra ocorreu por volta das 19h15, com todos os sistemas operacionais da aeronave em pleno funcionamento, conforme comunicado oficial da companhia aérea. Todos os passageiros foram reacomodados em outros voos para continuar a viagem até São Paulo.
O incidente ocorre apenas uma semana após a queda de um avião da mesma companhia, também da família ATR 72, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas. A aeronave envolvida na tragédia seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) e, de acordo com as investigações preliminares, apresentou falhas no sistema de degelo, conforme relatado por mecânicos. A caixa-preta do avião apontou que a queda aconteceu apenas um minuto após os pilotos detectarem os problemas.
A Voepass, em nota oficial, reforçou que no caso do voo de ontem, todas as medidas de segurança foram seguidas e que o pouso ocorreu sem maiores incidentes.
O incidente levanta questionamentos sobre a segurança dos aviões da frota ATR 72-600 da companhia, já que dois eventos técnicos ocorreram em um curto intervalo de tempo. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve acompanhar as investigações e analisar se há necessidade de novas inspeções nos modelos operados pela companhia.
Nota oficial VOEPASS
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave do voo PTB 2211, prefixo PS-VPA, um ATR 72-600, procedente de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos (SP), fez um pouso técnico por volta das 19h15 de hoje em Uberlândia (MG), após identificação de uma questão técnica. A aeronave pousou com todos os sistemas operacionais em funcionamento. A empresa informa que os 38 passageiros serão reacomodados para seguirem até o destino.”