Um avião de pequeno porte caiu em cima de uma residência na tarde deste domingo, no Bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte. O acidente ocorreu na Rua São Sebastião, próximo à estação de metrô Primeiro de Maio, às 15h17 deste domingo. Três pessoas morreram e uma ficou ferida. O avião era um bimotor King Air C90 e teria decolado do Aeroporto da Pampulha com dois tripulantes e um carona a bordo, que também era piloto, quando a aeronave perdeu a sustentação e caiu. De acordo com policiais militares, um dos pilotos era comandante da Polícia Civil, identificado apenas como Toledo.
Com a queda do avião, segundo o Corpo de Bombeiros, houve incêndio na casa. Quatro viaturas da corporação estão no local. Equipes da Infraero e da Defesa Civil foram acionadas. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o bimotor de matrícula PR-AVG estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia. O primeiro estava com data de validade para o dia 30 de janeiro de 2016. Já o certificado tinha validade para 16 de julho de 2020.
O avião é operado pela Atlântica Exportação e Importação, empresa especializada em grão de café cru. Ela faz parte da Montesanto Tavares, uma holding mineira que já foi dona das marcas Café Três Corações e Sucos Mais – as duas foram vendidas para grupos internacionais.
Esta é a sétima ocorrência de pouso forçado ou queda de aeronave na Região Metropolitana de Belo Horizonte desde agosto de 2014, dessa vez, com vitimas. Nas outras, o pouso permitiu que as vitimas fossem salvas.
EM