Cachoeira Dourada, Minas Gerais. A Secretaria de Saúde do município implementou barreira sanitária na entrada da cidade na manhã deste sábado (09.jan.2020). A ação, visa conter o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade.
Nos últimos dias, 14 novos casos da doença foram diagnosticados em Cachoeira Dourada. O boletim oficial, divulgado neste sábado, aponta 36 casos confirmados de Covid-19, 12 suspeitos e 71 casos em investigação.
Segundo a chefe do setor de avaliação e controle da Secretaria de Saúde, Leide Laura Medeiros Parreira, a barreira deve ser mantida até o fim do mês de janeiro. “Nós fizemos uma escala até o fim do mês, mas não sabemos quanto tempo pode durar. Até agora, não temos ninguém que apresentou sintoma gripal, nem temperatura elevada [durante abordagem]”.
Ainda segundo Leide Laura, a partir da próxima segunda-feira (11.jan.2020), apenas prestadores de serviços essenciais poderão entrar na cidade, como é o caso dos entregadores de mercadorias. Ambulantes e turistas serão barrados na entrada da cidade. “Este sábado e amanhã, estamos informando algumas pessoas que estão vindo, que não será permitida a entrada a partir de segunda-feira”, destacou.
Decreto publicado na última sexta-feira
O Decreto 002/2020, assinado pelo prefeito Aleandro Francisco da Silva, foi publicado após alinhamento dos objetivos do governo municipal com o comitê de enfrentamento à Covid-19. Somente nesta semana, 14 pacientes confirmaram infecção pelo coronavírus Cov-Sars-2, causador da Covid-19.
Prainha do Lago interditada
A partir da próxima segunda-feira (11.jan.2021), a ‘Prainha do Lago’ estará interditada por tempo indeterminado. O embarque e desembarque na orla da praia artificial, também fica proibido.
A praça de alimentação do local só poderá operar no sistema de delivery (entrega sob demanda).
Estabelecimentos comerciais
Os estabelecimentos comerciais só poderão ter lotação máxima de dois clientes e o uso de máscara continua sendo obrigatório. A medida não contempla bares e restaurantes, que só poderão atuar no sistema de delivery.
Reuniões públicas
As reuniões públicas ou encontros só poderão contar com lotação de até 20 pessoas.