PRATA, TRIÂNGULO MINEIRO – Um caso raro despertou a curiosidade da pequena cidade de 25 mil habitantes no triângulo Mineiro.
Uma criança virou o principal assunto nas ruas, já que nasceu com dois dentes. Ana Paula nasceu com oito meses, dois quilos e 100 gramas e dois dentinhos que surpreenderam a família.
De acordo com a mãe, ela mama normalmente. Agora, passada a surpresa, vem a preocupação. “Tenho medo que machuque a menina”, afirma o carpinteiro. A odontopediatra, Luisa Maria Ticly Alves, explica que há pelo menos seis fatores que podem favorecer o surgimento de dentes em bebês recém-nascidos, entre eles sífilis e febre.
A incidência de casos com este é de um para dois mil nascidos vivos, segundo a especialista. “E não é necessária a extração a menos que esteja machucando o bebê. Os pais devem ficar atentos a isso”, explica a odontopediatra.
A pequena Ana Paula nasceu no único hospital da cidade. O caso despertou a curiosidade até de quem trabalha no local. E não é por falta de experiência. A média de partos é de 30 por mês. Mas como será que reagiram os profissionais diante de tanta surpresa? “Nunca tinha visto antes”, declara a obstetra Maria do Carmo Arantes.
Ainda segundo o odontopediatra, os pais só devem se preocupar se os dentes da criança amolecerem. Neste caso, é preciso procurar um especialista para extraí-los por causa do risco de o bebê engolir e engasgar com os dentes.