Os moradores de Betim, na região metropolitana, que têm entre 49 e 59 anos, possuem comorbidades e que fizeram o cadastro nos site da prefeitura até as 18h da última quinta (13) já podem se vacinar contra a Covid-19.
Quem é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que se encaixa nesse perfil também pode se imunizar.
“Iniciamos a vacinação deste grupo no sábado (15). Então, que se encaixa nesse perfil e fez o cadastro até a quinta (13) já pode procurar uma das unidades básicas de saúde (UBSs) do município”, declarou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.
Os que forem se vacinar devem levar um documento de identidade com foto, o cartão SUS, comprovante de endereço, cartão de vacinas e um comprovante da sua comorbidade. As salas de vacinas dos postos de saúde funcionam das 8h às 17h.
Sobre a reabertura de novo cadastro, ainda não há uma data certa porque o município aguarda a chegada de novas doses pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.
Déficit de vacina
Na última sexta, a prefeitura divulgou um balanço da vacinação contra a Covid-19 que mostra que a cidade apresenta uma média expressiva de aplicação de imunizantes, mas, mesmo assim, recebeu 55 mil doses a menos do que deveria do Estado com base na sua população.
De acordo com o levantamento, 77% das vacinas recebidas por Betim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tanto para primeira quanto para a segunda doses, foram aplicadas na cidade. Ao todo, foram 115.301 imunizantes recebidos e 88.770 aplicados, segundo boletim desta sexta (14).
O índice é superior ao da capital Belo Horizonte (70,1%) e ao do próprio Estado (73,1%), segundo a prefeitura.