O símbolo destinado a indicar estacionamentos exclusivos para idosos é atualizado na capital mineira. Seguindo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a placa do senhor curvado e de bengala é trocada por uma pessoa em pé e a indicação “60+” ao lado. A mudança ocorre como forma de combater o etarismo – preconceito contra os idosos.
Belo Horizonte tem 877 vagas reservadas para condutores idosos e, para usá-las, é obrigatório ter a credencial, que deve ser colocada no painel do carro, sempre em local visível. A Credencial de Estacionamento Reservado para Idoso pode ser solicitada pela internet, no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. Basta seguir as instruções e enviar os documentos necessários: foto da identidade, do CPF e do comprovante de residência. Têm direito à credencial moradores de Belo Horizonte com 60 anos completos ou mais.
Após a verificação das informações, a credencial é emitida pela BHTRANS, em até 15 dias, e é entregue pelos Correios. A credencial também deve ser utilizada nas vagas reservadas a idosos em locais privados, como shoppings, aeroportos, rodovias e estabelecimentos comerciais.
A Resolução 965/22 do Contran entrou em vigor em junho de 2022 e concedeu um prazo de cinco anos para adequações. O modelo de credencial utilizado pela BHTRANS já traz impresso o pictograma 60 (imagem de pessoa em pé e a indicação “60+”).
*Estagiário sob supervisão do subeditor Diogo Finelli