Belo Horizonte registrou nesta sexta-feira (7) o dia mais seco do ano. A umidade relativa do ar, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 21% na estação Cercadinho. Na Pampulha, o índice foi de 22% e, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul, de 30%.
Para se ter noção da secura, níveis tão baixos colocam a cidade em estado de atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é um percentual acima de 60%. A boa notícia é que a qualidade do ar vai melhorar a partir deste sábado (8).
“A umidade relativa do ar ficará melhor em toda a região metropolitana de BH durante o fim de semana, mas vai ter um declínio de temperatura”, informou o meteorologista Lizandro Gemiacki.
Nos próximos dias, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 50% no período da tarde. Já os termômetros, que nesta sexta marcaram máxima de 29,5ºC, vão oscilar entre 27ºC e 13ºC no sábado. “No domingo vai ter ainda mais queda. A máxima deve ser de 24ºC e a mínima de 10ºC”, declarou o especialista.
Para o período, não tem previsão de chuva.