A partir desta quarta-feira (3), a Rua Padre Eustáquio, desde a interseção com a Avenida Nossa Senhora de Fátima até a Rua Vila Rica, e a Rua Pará de Minas, na região Noroeste da capital, contam com faixa preferencial para a circulação dos veículos do transporte coletivo. A faixa preferencial é a da direita da via. Os outros veículos podem trafegar pela faixa, mas devem dar prioridade aos ônibus, sobretudo no horário de pico da tarde, das 17 às 19 horas.
O objetivo da medida, segundo a BHTrans, é dar fluidez ao transporte coletivo entre a Área Central e a Praça São Vicente, reduzindo o tempo das viagens e melhorar as condições de embarque e desembarque dos passageiros. Na Rua Padre Eustáquio circulam, diariamente, 20 linhas de ônibus.
A Rua Padre Eustáquio também recebeu a pintura de delimitação de área de espera segura para os motociclistas, o motobox, entre a faixa de pedestres e a faixa de retenção para os veículos, junto às interseções com semáforos. A implantação do motobox tem o objetivo de melhorar a segurança para motociclistas, diminuir o conflito com os demais veículos no momento da abertura do semáforo; aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de pedestres; e dar mais visibilidade às travessias dos pedestres.
Próximas etapas no Padre Eustáquio
No sentido bairro/centro, no Bairro Padre Eustáquio, as ruas Olinto Magalhães, Rio Pomba e Três Pontas, também vão receber a faixa preferencial.
Rua Niquelina
Outra faixa preferencial, que já está sendo implantada, é na Rua Niquelina (Região Leste) e vai abranger o trecho entre as avenidas Mem de Sá e Contorno.
Vale lembrar que na faixa preferencial, a exemplo da existente na Avenida Amazonas, os ônibus têm a preferência, mas não é proibida a circulação dos outros veículos. É importante que os motoristas particulares se mantenham na faixa de tráfego misto, quando não houver a necessidade de circulação pela preferencial, contribuindo para o melhor funcionamento e operação do transporte público.