A greve dos caminhoneiros já afeta o transporte coletivo em Belo Horizonte. A BHTrans anunciou que a partir desta quinta-feira (24), o número de viagens dos ônibus será reduzido devido à falta de combustível nas empresas operadoras. A empresa que administra o trânsito na capital informou que a redução irá acontecer em intervalos fora do horário de pico, das 9h às 16h e das 20h à meia-noite.
A BHTrans informa que a medida é necessária para garantir os estoques nas empresas e a normalidade das operações nos horário de maior movimento.
Agentes irão intensificar a fiscalização para garantir o cumprimento do quadro de horários estabelecido. A BHTrans informou ainda que ônibus extras serão disponibilizados nas estações para eventualidades.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô, foi notificada sobre a redução do número de viagens de ônibus.
Por meio de nota, CBTU Belo Horizonte informou que vai analisar a situação logo no início da operação e se necessário adotará medidas na tentativa de reforçar o atendimento nos horários de maior demanda nas estações.
Veja como fica o quadro de horários
Entre 0 e 9 horas: número de viagens normal
Entre 9 e 16 horas: operação com 50% no número de viagens
Entre 16 e 20 horas: número de viagens normal
Entre 20 e 24 horas: operação com 50% do número de viagens
Contagem
A Prefeitura de Contagem também adotou a medida de reduzir as viagens das linhas de transporte coletivo municipais gerenciadas pela Transcon pela metade nos intervalos fora do horário de pico.