Por volta das 11h20 da manhã desta quinta-feira (04.Abr.24), os bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma bicicleta elétrica na Avenida Comissão Crulls, no bairro Brasília, em Araguari.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o veículo envolto em chamas. De acordo com a proprietária, ela percebeu um possível curto-circuito na bateria, o que a levou a parar e descer da bicicleta, momento em que o incêndio teve início.
Após as chamas terem sido extintas, os bombeiros refrigeraram a bicicleta, pois não é aconselhável o uso de água para combater incêndios envolvendo baterias. Felizmente, não houve registro de vítimas.
A proprietária informou que a bateria da bicicleta havia sido substituída no último sábado, dia 30.
Incidentes como este evidenciam os riscos associados às falhas em baterias de bicicletas elétricas, que podem resultar em incêndios, seja por curto-circuito ou superaquecimento. O lítio presente nessas baterias pode reagir violentamente ao entrar em contato com o oxigênio do ar, podendo gerar uma combustão rápida e perigosa, também podendo ser desencadeada por sobrecarga da bateria.
Em casos de incêndio em bicicletas elétricas, é fundamental evitar o uso de água para extinguir as chamas, já que isso pode aumentar o risco de explosão. O método mais seguro é o uso de extintores de pó químico.