Capinópolis, Minas Gerais. O Boletim Epidemiológico, emitido pelo setor de Controle de Endemias, aponta 31 notificações de dengue. Até o momento, 04 casos já estão confirmados, mas o número deve aumentar, já que 27 casos são suspeitos.
O alto índice de focos de dengue na cidade acende um alerta para o risco de epidemia. A educadora em saúde, Marilane Vilela, destacou que os números estão muito acima do tolerável.
“No início de janeiro, a nossa equipe fez o Lira. O que é o Lira? É o levantamento rápido do Aedes aegypti, do índice de infestação do mosquito no nosso município, onde o índice ficou de 7,2% e o tolerável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Então, com esse resultado, o nosso município se encontra em alto risco de epidemia. O principal criadouro foi o bebedouro de água dos animais.”, disse a educadora em saúde.
A dona Celenice já teve dengue, que reside na região rural das Chácara do Negura, deixou uma orientação aos outros moradores.
“Quem tem pneu em casa, caixa d’água, garrafas — tem que pôr de cabeça pra baixo, fazer a limpeza no quintal sempre, e também tem que estar de olho na água dos cachorros.”, disse a moradora de forma consciente.
Dicas de controle
- Elimine locais de reprodução do mosquito: Remova qualquer água parada em recipientes como pneus velhos, vasos de plantas, recipientes de água, garrafas vazias e outros objetos que possam acumular água. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, se reproduz em água parada.
- Limpeza regular: Mantenha sua casa e arredores limpos e livres de entulhos. Isso reduzirá os locais onde o mosquito pode se reproduzir.
- Tampe caixas d’água e reservatórios: Mantenha as caixas d’água, tonéis e outros recipientes de água bem fechados para evitar a entrada de mosquitos.
- Utilize telas de proteção: Instale telas em portas e janelas para impedir a entrada de mosquitos dentro de casa.