Uma informação distorcida ou maliciosa acabou tomando as redes sociais na região do Pontal do Triângulo Mineiro. A informação, que aponta que o presidente Jair Bolsonaro enviou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Ituiutaba, induz o leitor a crer que novos leitos foram disponibilizados.
Os leitos já estavam disponíveis desde o ano passado em Ituiutaba e tal pagamento se refere aos custeios. As unidades foram mantidas ativas e, nas últimas semanas, registram 100% de ocupação com pacientes Covid-19.
Diante da repercussão, o Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo emitiu nota oficial:
“A Diretoria do HOSPITAL SÃO JOSÉ DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO, vem a público esclarecer sobre a PORTARIA GM/MS Nº 501, DE 19 DE MARÇO DE 2021, do Ministério da Saúde do Brasil, amplamente divulgada nas redes sociais, a qual Autoriza leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI, para atendimento exclusivo dos pacientes COVID-19. É apenas a renovação para 2021, para pagamento mensal dos 10(DEZ) LEITOS DE UTI COVID-19, já existentes, que fora credenciados em 2020. Não se trata de LEITOS NOVOS“.
A nota da HSJ finaliza reafirmando que —”Nosso compromisso é com a vida”.