Ituiutaba, Minas Gerais. Os Bombeiros do 2º Pelotão de Ituiutaba capturaram um tamanduá-bandeira na manhã da última segunda-feira (24.maio.2021), na rua RD-2, no bairro Residencial Drummond 1.
Usando equipamentos de proteção individual, e após estudo de situação, o animal foi recolhido pelos Bombeiros Militares com o uso do laço de captura, sendo colocado numa jaula a fim de ser solto em seu habitat.
O trabalho captura durou aproximadamente 30 minutos.
Segundo os Bombeiros, o mamífero é nativo da América, e está em risco de extinção. Ainda segundo os Bombeiros, o animal recebe este nome em função de sua cauda ter formato de bandeira.
Não são agressivos, mas não enxergam bem e atacam quando assustados
Os mamíferos de focinho longo e pelagem densa não costumam ser agressivos com seres humanos e são considerados uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sobretudo devido ao desmatamento e a assentamentos humanos que invadem seu território.
No entanto, eles têm visão restrita e, quando assustados, podem se defender com as garras dianteiras, que são tão longas quanto canivetes.