Na manhã desta quarta (08.set.2021), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar em combate a incêndio florestal na zona rural de Gurinhatã. Segundo moradores, o fogo teve início na manhã de segunda feira (06.set.2021) em um canavial às margens da rodovia BR-364 e se alastrou para pastagens e posteriormente para a serra.
O ataque ao fogo estava sendo feito até então por moradores das propriedades adjacentes, lançando mão de tratores com reboques de tanques de água.
Com a chegada dos bombeiros, as ações foram coordenadas para o combate às chamas na face leste da serra, sendo controlado no fim da tarde. O terreno extremamente íngreme e a grande dispersão de focos do incêndio dificultam o combate direto as chamas, sendo difícil acessar as áreas de interesse.
No início da noite as atividades foram suspensas devido ao risco oferecido pelo terreno e o fogo agora se alastra com velocidade menor. Estima-se uma área queimada até então de 10 alqueires (sendo metade deles sobre a serra) em terras planas de pasto e plantio, além de uma extensão de aproximadamente 3 quilômetros de extensão da face leste da serra e parte da face oeste.