Na tarde dessa segunda-feira, 05 de novembro, militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba estiveram na cidade de Capinópolis para a realização de vistoria do risco de queda de árvores na cidade.
Os militares foram recebidos pela Defesa Civil Municipal de Capinópolis onde seguiram juntos para verificarem árvores com risco de queda na cidade.
Trata-se das Palmeiras Imperiais na entrada da cidade, na rua Névio Franco de Morais, que apesar de serem bonitas, oferecem risco iminente para toda a população.
Esse risco se dá em virtude da saúde das arvores. Muitas estão doentes ou mesmo mortas e ocas, ocasionando a situação propícia para a queda involuntária dessas árvores. E em tempos de chuvas com ventos fortes, como o período que estamos passando, torna-se um risco para a população.
Por serem árvores de grande porte, a sua queda pode causar enorme destruição. Isso porque elas podem alcançar as residências a sua volta, causando a destruição da casa, ou mesmo caindo em via pública, causando caos ao trânsito.
Contudo, uma das maiores preocupações das autoridades é a perda de vidas, caso essa arvore venha a cair em cima de pessoas ou gerando acidentes fatais.
Moradores próximos relataram que já caíram outras árvores desse porte na região, e que os estragos foram imensos. Além de relatarem medo que as outras venham a cair em suas residências.
A partir de hoje, os militares já estarão suprimindo as árvores em estado crítico para proteger a população, enquanto outros estudos ambientais são realizados para a melhor solução sustentável da situação.
Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros Militar apenas realiza o corte de árvores que ofereçam risco para a sociedade.
Em caso de emergências, ligue 193. Esse número salva vidas.