ITUIUTABA, MINAS GERAIS — Nas últimas 24 hs de plantão o CBMMG atendeu 11 ocorrências entres estas foram atendidas várias ocorrências de captura de animais silvestres no perímetro urbano da cidade.
A primeira ocorrência no princípio da manhã desta sexta-feira, dia 5 de Junho, os Bombeiros Militares foram acionados para a captura de um gambá numa residência localizada no bairro natal. Porém, o mesmo não foi localizado, e o morador orientado a ligar no 193 caso o animal reaparecesse. Algumas horas depois, os Bombeiros foram chamados para a captura de um outro gambá na Av. 23 – bairro centro, por volta das 10:00 hs. Este, porém, não se encontrava machucado e procedeu-se a captura e soltura do mesmo em seu habitat natural.
No início da tarde, houve novo acionamento para captura de animal silvestre, neste caso tratava-se de uma jiboia no endereço: R. Dalva Monteiro Carvalho – bairro Nova Ituiutaba 2, próximo à UFU. O solicitante informou que estacionou o seu veículo e ao retornar deparou-se com o réptil alojado entre as rodas traseiras do seu caminhão, sendo que uma equipe do CBMMG prontamente se deslocou para o local, realizando, com segurança, a captura do ofídio através de técnicas de salvamento terrestre. A serpente, de aproximadamente 1,5 metros, não se encontrava lesionada e assim foi posta em liberdade em seu habitat natural.
Ainda nesta sexta-feira ás 16:38 hs, na Av. 31 c/ Minas Gerais – bairro centro, um morador deparou-se com um periquito da espécie maracanã em seu imóvel, acionando rapidamente o CBMMG para realizar a captura. No local os Bombeiros Militares verificou que a ave se encontrava machucada nas pernas, sendo assim foi capturada e conduzida ao atendimento médico veterinário em uma clínica especializada em animais silvestres na cidade de Ituiutaba, para após sua recuperação ser posta novamente em liberdade. É cada vez mais comum se deparar com animais silvestres nas cidades, tendo em vista a expansão urbana e destruição de mata nativa. Há até espécies que se adaptam à vida em áreas urbanas. Ao se deparar com animais silvestres machucados ou mesmo em sua residência, recomenda-se deixá-lo onde está, se afastar e acionar os bombeiros. Animais silvestres acuados podem atacar como forma de defesa.
Por fim, ás 23:42 hs na Av. 21 – b. centro, o CBMMG foi solicitado para realizar o salvamento de 2 filhotes de gato presos em um bueiro, após a equipe chegar ao local verificou-se que um dos filhotinhos já não estava vivo, e utilizando equipamentos apropriados para a captura o filhotes foram capturados e o filhote que sobreviveu foi deixado aos cuidados veterinários em uma clínica especializada.
Cabe ressaltar que, pela Lei nº 22.231, é crime maus tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos. Abandono, envenenamento, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, atropelar e não prestar socorro, confinamento em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados, rinhas são alguns dos crimes previstos em lei, cuja multa varia em função da gravidade e extensão dos maus-tratos.
A denúncia pode ser feita ao IBAMA, no telefone 0800 61 8080, ou à Polícia Ambiental no 190.