Na tarde desse sábado, 09 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para resgatar 6 cágados que estavam presos dentro de um buraco criado pela erosão do solo, às margem do córrego São José, na rua Arthur Junqueira de Almeida, bairro Progresso.
De acordo com o solicitante, os répteis estavam presos há 3 dias. Supõem-se que foram parar nesse buraco devido as fortes chuvas que têm alcançado nossa região, fazendo transbordar o córrego. Com a baixa do nível do córrego, os animais acabaram presos nesse buraco.
Os Bombeiros aplicaram técnicas de salvamento terrestre para resgatar os animais, tendo em vista que o buraco era fundo e lamacento, impossibilitando os répteis de saírem por meios próprios.
Os cágados também são conhecidos como “tartarugas pescoço de cobra” por terem o pescoço comprido e estreito com capacidade de retração por meio do flexionamento do mesmo e da cabeça lateralmente para proteção sobre a carapaça. São animais que desenvolvem suas atividades tanto em ambiente aquático (de água doce) como em ambientes terrestres.
O Corpo de Bombeiros lembra a sociedade que podem ser contatados via 193 para busca e resgate de animais em perigo.