O secretário de Saúde de Uberlândia, Clauber Lourenço, comentou na tarde desta quarta-feira (22.mar.23) sobre a confusão generalizada registrada entre profissionais de saúde e pacientes da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Planalto, na terça (21).
A autora do flagrante diz que a paciente desmaiou aguardando atendimento e é possível ver que servidores chegam ao local com uma maca.
A filmagem termina com uma tentativa de que o vídeo continue sendo feito. A enfermeira que se envolveu na briga é quem tenta parar a gravação, mas a autora protesta, informando que ela não poderia pegar seu aparelho celular.
O vídeo seguinte já é o da briga em si e mostra não só as duas mulheres, mas várias pessoas participando da confusão.
Testemunhas disseram que a autora do primeiro vídeo tirava satisfações sobre atendimento considerado ruim na UAI, mostrando ainda que o local estava lotado. Servidores teriam tentado impedir a gravação e a enfermeira entrou em luta com a mulher.
Veja:
Em um comunicado postado na rede social do prefeito Odelmo Leão, ele lamentou o ocorrido, pediu respeito para os profissionais da saúde e para os pacientes e afirma que as unidades de saúde estão cheias.
“Uma de nossas enfermeiras estava atendendo uma paciente que estava passando mal, chegando na unidade em uma situação mais grave. E ela acabou sendo agredida por outra paciente que estava no local. Em seguida, é claro que uma confusão generalizada acaba acontecendo”, explicou Lourenço.
Diante da situação, o secretário afirmou que vai solicitar um policiamento mais intenso em todas as unidades.
“Estamos passando nacionalmente por um momento de grande fluxo nas unidades de saúde por causa da dengue”. Em Uberlândia, já criamos sete salas de hidratação e mesmo assim as unidades estão cheias”, disse.
“Então, pedimos a todos que tenham calma e, principalmente, respeito à equipe de Saúde, da mesma forma que a equipe deve respeitar os munícipes”, finalizou.