CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – O projeto de lei do município que proíbe que o cidadão deposite lixo nas ruas está em vigor em Capinópolis desde o dia 01 de Fevereiro deste ano e recomenda que o cidadão alugue uma caçamba para acondicionar o lixo ou contrate um serviço terceirizado (carroceiro, carretas etc).
Há décadas é comum ver amontoados de lixo nas portas das residências por toda a cidade e a prefeitura sempre efetuou a coleta, seja de material de construção, podas de árvores, lixo doméstico e até animais mortos.
Anunciada em Dezembro de 2012, a proibição dividiu opiniões entre a população, onde uns defendem que as caçambas trarão mais qualidade de vida, outros afirmam que a prefeitura deve continuar com a coleta que é feita há muitos anos.
O Jornal Tudo em Dia visitou vários bairros da cidade e nenhuma caçamba foi vista instalada nas portas das residências. A única empresa do segmento instalada no município foi contactada e alegou que as locações terão início a partir da próxima segunda (10) e o custo da locação da caçamba grande será de R$80,00 e a pequena será locada por R$ 60,00 por um prazo de 10 dias ou até que a capacidade de acondicionamento seja atingida.
A obrigatoriedade do uso das caçambas foi definido para Fevereiro de 2014 e alguns moradores aproveitaram para podar árvores e limpar os quintais até 31 de Janeiro, mas a prefeitura deixou de recolher os entulhos de Dezembro do ano passado a Fevereiro deste ano e toneladas de lixo estão visíveis em quase todas as ruas de Capinópolis. O péssimo hábito de alguns moradores deixa a cidade suja, mal cheirosa, sem contar o risco para a saúde pública.
Em algumas ruas, o quantidade de lixo atrapalha até o trânsito e nem a porta de uma escola no bairro Florêncio foi poupada.
A prefeitura Municipal iniciou a coleta do lixo nas ruas do centro da cidade e deve estender a coleta em todos os bairros.