Cachoeira Dourada, Minas Gerais — O município deve implantar o sistema de videomonitoramento de segurança em breve. Uma reunião realizada na última quinta-feira (04.jun.2020), reuniu os Poderes Legislativo, Executivo e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O sistema de videomonitoramento terá câmeras na entrada da cidade e nas proximidades da balsa instalada no Rio Paranaíba. A Polícia Militar receberá um novo destacamento.
No encontro de lideranças ficou definido que o Município de Cachoeira Dourada fará a doação de um terreno para construção do novo destacamento da PMMG. O projeto deve ser enviado à Câmara Municipal em breve, para votação dos vereadores.
Através da ementa impositiva do Poder Legislativo, foram destinados R$10 mil reais para dar início a implantação do sistema de videomonitoramento.
“Já foi firmado convênio com conselho de Segurança Pública de Cachoeira Dourada, o qual está aguardado a transferência para dar início na execução”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, Hugo Cezar de Lima.
A central de gerenciamento do sistema será implantada no novo destacamento da PMMG.
“Trará mais segurança aos turistas que visitam a cidade e será mais fácil efetuar o monitoramento daquelas pessoas que venham na cidade cometer algum delito, inclusive, a caixas eletrônicos.”, disse o Sargento Milton.
Segundo o prefeito Ovídio Dantas, a implementação do sistema tratá benefícios aos cidadãos. “Vamos implementar [o sistema de videomonitoramento], concomitante com a doação da área que será destinada à construção do quartel da PM, que será construído na entrada principal da cidade. [O sistema irá garantir] maior segurança para nossa cidade”.
Segundo o prefeito Ovídio Dantas, o terreno a ser doado pelo Município de Cachoeira Dourada está avaliado em torno de R$50 mil reais.
Esta é a primeira vez que os parlamentares do Legislativo de Cachoeira Dourada puderam destinar recursos à áreas diversas por meio do orçamento impositivo. A ação foi incentivada pelo presidente da câmara.
“O sistema de monitoramento por vídeo é de extrema importância para o município, vai facilitar o patrulhamento da polícia militar, ajudar a coibir muitos delitos e até mesmo vandalismo dos quais sofremos a pouco tempo”, finalizou o presidente do Legislativo, Hugo Cezar.
Cidades da região contam com sistema de videomonitoramente
O sistema de videomonitoramento em Capinópolis foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2019 e já auxiliou na solução de crimes. O sistema foi implementado por meio de parcerias entre Poderes públicos e a iniciativa privada.
Ituiutaba conta com um sistema mais moderno, com câmeras de alta definição e internet fibra ótica.