Canápolis, Minas Gerais. O nome é grafado de uma forma diferente, Dannillo, e o comportamento dele, um estudante de 23 anos, também é. Dannillo Nogueira Silva inspira outros estudantes em Canápolis com sua força de vontade — ele tem três empregos para poder custear as despesas do curso de Odontologia.
O jovem é aluno bolsista de uma faculdade particular em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, mas sempre estudou em escola pública no município de Canápolis. Mesmo recebendo 100% de bolsa, as despesas do curso são grandes, chegando, segundo ele, a R$8 mil por semestre.
Para continuar sonhando em atuar no segmento da odontologia, Dannillo tem de trabalhar em três empregos — na Prefeitura de Canápolis como ACE; trabalha também na Cantina da Dona Maria aos domingos de manhã; e no bar do Vanderlam toda sexta e sábado à noite.
Em conversa com o jornalista Paulo Braga, o estudante afirmou que não é fácil conciliar os estudos com o trabalho — “não é muito fácil conciliar, mas eu já me acostumei com uma vida agitada, não consigo ficar sem fazer algo, então trabalho de segunda a sexta na prefeitura, na sexta já saio da prefeitura e vou pro bar, no sábado novamente e na cantina, e por conta da faculdade também preciso de uma renda extra”, disse o estudante ao Tudo Em Dia.
Dannillo Nogueira já havia tentado cursar odontologia em Uberlândia, mas por questões financeiras, não conseguiu. Ingressou no curso de Agronomia, mas percebeu que não tinha vocação. “Foi um período bom, aprendi bastante coisa, mas minha vontade era de cursar odontologia. Foi então que a Facmais abriu o curso de Odontologia lá, fiz o Enem novamente em 2019 e lancei minha nota, consegui a bolsa e vi meu sonho se tornando realidade”, disse.
Filho de Márcio de Souza Silva e Lindalva Nogueira, Dannillo tem proporcionado alegria aos pais, e inspiração a outros alunos da instituição de ensino onde estudou — a Escola Estadual São Francisco de Assis.
Recentemente, Dannillo foi convidado pela professora Alessandra Pidruca para estreitar os laços com outros alunos do 1º ano do ensino médio, onde atua como educadora. O projeto recebeu o nome de “Projeto de Vida”.
Os alunos fizeram e gravaram uma entrevista com o jovem. Na conversa, é possível conhecer um pouco mais o estudante que se dedica a realizar o sonho de ser dentista.
Assista:
O sonho de vencer
Sobre a inspiração que promove a outros estudantes, Dannillo é modesto. “Acredito que tenho dentro de mim uma grande vontade de vencer, e vencer sendo uma pessoa do bem. Acredito sim que pode ser que eu seja um exemplo pelos meus ideais, sempre sonhei grande, e acho que é um pouco disso que os jovens têm de ter hoje em dia, expectativas de um futuro brilhante, é o que eu almejo, e trabalho para que isso se torne real”, finalizou.
A professora que busca novos horizontes para seus alunos
A professora Alessandra Pidruca se destaca pelos projetos ligados à Educação e Cultura em Canápolis.
Já esteve à frente da Casa de Cultura de Canápolis, proporcionando ao município o protagonismo cultural na região do Triângulo. Também conduziu o projeto de um livro que conta a emocionante história de uma moradora de Canápolis, além de idealizar dois personagens infantis para promoverem em Canápolis — ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’.