Capinópolis, Minas Gerais. O Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Capinópolis acaba de lançar uma revista em quadrinhos. O gibi foca seu conteúdo na conscientização do público infantil do ensino fundamental, abordando a importância dos bens tombados em Capinópolis.
O gibi foi elaborado pela equipe do Patrimônio Cultural e traz três personagens de culturas diversas — Pat, Icmszinho e Iefinha—, que dialogam sobre o patrimônio cultural da cidade.
A ação faz parte da 8ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, da qual Capinópolis participa desde a sua criação no Estado de Minas Gerais.
Com o lançamento da revista em quadrinho, os integrantes do Conselho de Patrimônio buscam novas alternativas para chegar aos alunos da rede municipal de ensino de uma maneira mais atrativa.
A presidente do Conselho de Patrimônio, Patrícia Habib, ressaltou que — “através da cartilha, cujo conteúdo é bem acessível, as crianças conhecerão a respeito do assunto e só é possível a conscientização das crianças a partir desse conhecimento”.
Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens tangíveis e intangíveis, como as manifestações populares, cultos e tradições que foram repassados pelos ancestrais. Um bem cultural deve ser protegido, em virtude de seu valor e de sua representatividade para determinada sociedade.
Categorias
– Bens Intangíveis (Patrimônio Imaterial): o que não podemos pegar. Celebração, ritos, fazeres, etc.
– Bens Tangíveis (Patrimônio Material): Bens imóveis, móveis: igrejas, casas, espaços urbanos, praças, quadros, imagens, patrimônio arqueológico, etc.
– Bens Naturais. (Patrimônio Natural ou Sítios Naturais). Bens da Natureza: Serrar, Morros, Córregos, Rios, Cachoeiras, etc.
Leia o gibi
Bens culturais protegidos por tombamento em capinópolis
1 – Praça ‘João Moreira De Souza’;
2 – Casarão Do Fundador Da Cidade – Fazenda Ideal.
Relação De Alguns Bens Inventariados Na Cidade De Capinópolis
– Prefeitura Municipal;
– Igreja Matriz;
– Igreja Assembleia De Deus;
– Igreja Adventista;
– Centro Espírita;
– Loja Maçônica;
– Sítio Arqueológico Do Britador;
– Fazenda Inhana;
– Fazenda Da Grama;
– Morro Do Cruzeiro;
– Muro De Pedra;
– Escola ‘Tancredo De Almeida Neves’;
– Escola ‘Aurelisa Alcântara’;
– Escola ‘Governador Juscelino’;
– Sobrado situado na Avenida 105 com Rua 102;
– Arquivo Da Prefeitura Municipal;
– Arquivo Histórico;
– Praça Da Matriz;
– Parque De Exposições;
– Córrego Do Capim;
– Conservatório De Música.