Na última quinta-feira, 26 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter um incêndio de grandes proporções no município de Capinópolis próximo a usina CRV Industrial.
Aplicando técnicas de combate a incêndio florestal, com apoio de tratores e 18 caminhões pipa das Usinas CRV e SJC, prefeitura e outras empresas, a guarnição de bombeiros conteve as chamas, evitando sua propagação. O combate durou mais de doze horas. Queimando uma extensa área de cana, palhada e pasto além de diversas reservas, que devido a grande proporção não foi possível estimar até este momento.
Assista ao vídeo que mostra a violência das chamas
A coluna de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. O tempo seco, a vegetação queimada pelas geadas e os ventos fortes contribuíram para o rápido desenvolvimento do incêndio. As rajadas de vento davam origem a novos focos distantes das áreas que estavam sob combate. O perigo de que o fogo avançasse para as áreas urbanas era outro agravante.
Além do desmatamento e dos gases poluentes, a fumaça formada é o que mais prejudica os motoristas que transitam na rodovia, os mesmos reclamam da dificuldade visual. A Polícia Militar foi acionada para realizar a sinalização a rodovia evitando acidentes.
O Corpo de Bombeiros lembra a população que qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes vagos, se configuram como crime ambiental, de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. Se pego em flagrante, o autor é conduzido à delegacia, recebe multa que varia entre R$ 150 e R$ 2.500.
Denúncias também podem ser realizadas de forma anônima via 181 ou mesmo com a Polícia Militar via 190.