Capinópolis, Minas Gerais. O período chuvoso e o calor intenso são as situações ideais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de graves doenças como a dengue, chikungunya e Zika vírus. Com o objetivo de combater os casos, o setor de combate à endemias do Município de Capinópolis deu início ao mutirão da limpeza na última terça-feira (15.fev.2022).
Os primeiros bairros a receberem o mutirão foram o José Balduíno Sobrinho e o Recanto das Acácias I, II e III. Todos os bairros de Capinópolis receberão o projeto.
Segundo a educadora em Saúde, Marilane Vilela, o mutirão de limpeza tem importância fundamental para evitar a proliferação das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.
“No mutirão, o servidor entra na residência, conversa com o morador, explica que aquele objeto pode servir para acúmulo de água, e retirando do quintal, ele vai ficar livre de um possível criadouro do Aedes Aegypti. É de suma importância o mutirão de limpeza”, disse Marilane.
Até o momento, 8 casos suspeito de dengue estão sendo investigados. O número pode ser ainda maior, pois muitos pacientes com dengue não procuram a unidade médica.
Alguns cuidados contra a dengue:
- Tampar os tonéis e caixas d’água.
- Manter calhas sempre limpas.
- Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo.
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
- Tampar as lixeiras.
- Limpar os ralos e colocar tela.
- Limpar os bebedouros de animais domésticos.
- Manter lotes e terrenos limpos.
Os sintomas da dengue são — febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico.