Capinópolis, Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis, por meio do departamento de Controle de Endemias, intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti após o início das chuvas. Apenas das constantes campanhas, o índice de dengue foi elevado neste ano de 2024.
Segundo o registro da Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis, até o momento foram notificados 922 casos dengue, sendo que 778 foram confirmados. O município também registrou 07 confirmados de chikungunya.
No último sábado, 09 de novembro, o mutirão contra a dengue, zika e chikungunya recolheu entulhos e objetos que acumulam água. As atividades ocorreram nos bairros Buritis e Novo Horizonte. Outros bairros devem receber a ação.
A usina CRV Industrial atuou como parceira, cedendo um caminhão para transporte do material recolhido.
Com um time de onze colaboradores atuando, sendo alguns temporários, especificamente contratados para essa missão, a cidade está unindo esforços para lidar com essa ameaça à saúde pública.
Muitos focos do mosquito foram encontrados e destruídos.
“O ministério da saúde está muito preocupado com o cenário de arboviroses para o ano de 2025. Lembrando que agora a preocupação não é somente com a dengue, tem zika, chikungunya, febre oropouche. É necessário o cuidado redobrado com os criadouros domésticos, pois em 99% dos focos são encontrados dentro das residências”, disse Cássia Betânia Bisinoto, que ainda ressaltou que drones podem atuar na cidade.
“Estamos aguardando, através do consórcio Amvap Saúde, o apoio através de drones que farão o monitoramento dos municípios consorciados”, encerrou a secretária de Saúde.
Nesta etapa, o mutirão atuou nos locais onde há um maior índice de focos de dengue, mas o mutirão deve se estender por outras localidades.