
Capinópolis, Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis deu início ao projeto para castração de cães e gatos. A primeira fase do projeto prevê 200 castrações no primeiro semestre de 2022, um investimento de aproximadamente R$40 mil.
A clínica veterinária Nutrivet, da cidade de Capinópolis, foi a vencedora da licitação, e deu início às castrações. Neste ano, 15 animais já foram castrados — 9 cadelas e 6 gatas.
O veterinário Márcio Filho disse que a recuperação é rápida, e todos os animais saem da cirurgia medicados com antibióticos e remédios para dor.
A Sociedade Protetora dos Animais de Capinópolis — SPAC— está coordenando o projeto.
A Lei 1.704 de 27 de Setembro de 2021, autorizou a parceria entre o Município de Capinópolis e a instituição, no entanto, os custos estão sendo pagos pelo governo municipal.
O prefeito Cleidimar Zanotto ressaltou a importância da parceria com a Spac. “Essa parceria com a Spac é de suma importância, pois já conhecemos o trabalho sério da instituição na proteção dos animais de rua e também dos animais de propriedade das pessoas de baixa renda”.
A Spac define e recolhe os animais, em parceria com o setor de Controle de Endemias.
Segundo Vinícius Dias, um dos integrantes da Spac, o projeto visa reduzir a população canina e felina nas ruas de Capinópolis.
O secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti, ressaltou que a prioridade de castração é para as fêmeas.
Animais são recolhidos pela equipe do setor de Controle de Endemias | Foto: Divulgação Animais são recolhidos pela equipe do setor de Controle de Endemias | Foto: Divulgação