Capinópolis recebeu na manhã desse sábado, 27 de julho, o projeto ‘Jogue Limpo’ em parceria com a Prefeitura Municipal.
O projeto realiza a logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes, tentando priorizar a reciclagem dos seus resíduos, de modo a maximizar valor para o meio ambiente.
A população e os comerciantes, tiveram a oportunidade de levar suas embalagens de óleos lubrificantes para o descarte correto de forma gratuita.
Segundo prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, a cidade é a unica da região a receber o projeto. “Capinópolis está sendo contemplado nesse projeto. É a única cidade em Minas-Gerais que está participando desse trabalho que está sendo realizado. É um projeto que vem aqui coletar os produtos que estão contaminado com óleo — esses de oficina, posto de abastecimento”, disse o prefeito.
A equipe do projeto recebeu as embalagens na Praça João Moreira de Souza até as 14h. Cerca de 30 Kg de embalagens foram recolhidas.
Segundo o biólogo Terêncio José, o projeto é financiado pelas fabricantes. “É o projeto de logística reversa de embalagens de óleos e lubrificantes, realizado pelo fabricante da embalagem. Então esse projeto contempla postos combustíveis, concessionária, distribuidoras, e vamos passar a contemplar agora auto-centers e oficinas mecânicas. Nós fazemos sem custo a coleta e todo projeto é arcado pelo fabricante onde acontece a destinação correta”, enfatizou o biólogo.
“Toda essa embalagem vai passar por um processo de reciclagem, onde ela vai virar novas embalagens de óleos lubrificantes ou materiais como conduítes de parede para construção civil. O programa está em todo país, e a abrangência da central ‘Jogue Limpo Triângulo Mineiro’ está abrangendo 32 municípios atualmente”, finalizou Terêncio José.