1 – Não espera que o problema aconteça, se antecipa a ele e já possui propostas para apresentar antes que o fato ganhe proporções que comprometam tanto seu desempenho pessoal quanto da equipe.
2 – Sabe trabalhar em equipe e não se vê como sendo o detentor da verdade. Tem consciência de que um time é muito mais forte do que um “ponto” isolado.
3 – Destaca-se por dar sempre algo mais do que lhe foi solicitado. Ou seja, sempre está surpreendendo não somente a liderança, como também seus colegas de trabalho. Vale aqui um registro: o proativo supera as expectativas não para “pisar” nos outros, mas porque gosta de superação e de enfrentar os desafios que são oferecidos a ele.
4 – É um bom comunicador. Sabe apresentar seu ponto de vista de forma clara, objetiva. E como todo bom comunicador, não está disposto apenas a falar. O profissional proativo também é um excelente ouvinte.
5 – A curiosidade o transforma em um autodidata. Além das ferramentas que possibilitam seu desenvolvimento dentro da empresa, sempre está à busca de algo e recorre a mais de uma fonte de pesquisa quando o assunto o envolve direta ou indiretamente.
6 – Em momentos de crise, colocar a mão na cabeça e dar a situação como perdida. Essas atitudes são existem para proativo, pois ele é o tipo de pessoa que põe a “mão na massa”, apresenta ideias para o líder e a equipe. Alguns talentos proativos chegam a ter o potencial de liderança revelado, quando se deparam com os momentos mais tensos.
7 – É simpatizante do diverso. Compreender que um time que reúna pessoas de diferentes faixas etárias, com experiências distintas, traz um diferencial significativo para o negócio e para ele próprio. Quando a diversidade se faz presente, o profissional proativo reconhece a chance de aprendizado.
8 – Possui uma boa rede de relacionamento e, diga-se de passagem, não apenas soma membros às redes sociais na expectativa de receber informações relevantes. O talento proativo sempre está ávido por compartilhar informações.
9 – Outra característica peculiar do proativo é não ficar na zona de conforto. A rotina e a falta de desafios o deixam irritado, descontente com o ambiente de trabalho. Sente-se podado e quando permanece no mesmo “degrau”, sem chance de aprendizado.
10 – Não teme o feedback, pelo contrário. O proativo quer saber quais as expectativas da empresa em relação ao seu desempenho e reavaliar competências que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas é algo natural e que faz parte de quem deseja ter uma carreira promissora.
Fonte:http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/8164/caracteristicas-de-um-talento-proativo.html