O cheirinho da comida mineira vai invadir a Marquês de Sapucaí, neste domingo de carnaval (15). A Salgueiro escolheu a gastronomia típica de Minas Gerais como tema de seu desfile no grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro, com o tema “Do Fundo do Quintal, saberes e sabores na Sapucaí”. Para o secretário de Turismo e Esportes, Geraldo Pimenta, o momento é bastante oportuno para destacar a culinária do Estado. Segundo ele, “o tema vai valorizar a nossa gastronomia, pois aqui tem amor nesse tempero, esse trem é bom demais. Será também uma excelente oportunidade de divulgar a nossa cultura e o nosso turismo. O carnaval carioca tem alcance mundial, o que é muito bom para nós”, diz.
A culinária mineira atrai turistas do mundo inteiro. Pesquisa recente da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes demonstra que a maior parte dos visitantes tem a gastronomia como referência, quando se fala em Minas Gerais. O pão de queijo, o tutu à mineira, o tropeiro e o frango com quiabo, além dos doces e quitandas, já fizeram a sua fama. Não há quem não conheça pelo menos uma destas iguarias. Mas de onde vêm esses sabores, como surgiram essas receitas tão peculiares e tão nossas? Estas foram as inspirações da escola de samba carioca Salgueiro para compor o tema enredo para o carnaval deste ano. A ideia surgiu a partir do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, que conta a construção da cozinha do estado a partir da evolução dos fogões. Contudo, a história da cozinha regional será contada de maneira ampla no desfile.
Tropeiro no último ensaio
Nesta quarta-feira (11/2) à noite, onze chefs mineiros vão se revezar nos fogões da quadra da Salgueiro para preparar um gigantesco Tropeiro, em uma espécie de agradecimento pelo tema escolhido. Em nome da AMiGa – Associação Mineira de Gastronomia, os admirados cozinheiros fazem o mineiríssimo prato no último ensaio da comunidade. Os associados da AMiGa que vão colocar as mãos na panela são Flávio Trombino, Ivo Faria, Zoroastro Passos, Cláudia Porto, Flávio Dornas, Edson Puiati, Elzinha Nunes, Márcia Nunes, Rita Leal, Cidinha Lamounier e Felipe Tavares.
Criada em 2014, nos mesmos moldes da APeGa (Associação Peruana de Gastronomia), a AMiGa tem como objetivo valorizar e divulgar a rica gastronomia mineira. Entre seus associados estão chefs, cozinheiros, estudantes, professores universitários, jornalistas especializados e simpatizantes.
Confira o samba enredo da Salgueiro
TEM AMOR NESSE TEMPERO… SALGUEIRO
ESSE “TREM É BOM DEMAIS”
VEM DOS TEMPOS DOS MEUS ANCESTRAIS
FOI O ÍNDIO QUE ENSINOU
COM SUA SABEDORIA
O JEITO DE APROVEITAR, TUDO QUE A TERRA DÁ, NO DIA-A-DIA
É DE DAR ÁGUA NA BOCA, SE LAMBUZAR
VISITAR O PARAÍSO…. E SONHAR
O DANADO DESSE CHEIRO SÔ!… Ô SINHÁ
ATIÇOU MEU PALADAR… Ô SINHÁ
JÁ BEBI UMA “PURINHA” VIM SAMBAR NA ACADEMIA BIS
E NÃO QUERO MAIS PARAR…
O OURO DESPERTA AMBIÇÃO
DA FOME NASCE A CRIATIVIDADE
O BRANCO, O NEGRO E SEUS COSTUMES
TRAZENDO MUITO MAIS VARIEDADE
UM ELO EM COMUNHÃO
E A CULINÁRIA VIROU ARTE E TRADIÇÃO
É NO TACHO… NA PANELA… MEXE COM A COLHER DE PAU
SABERES E SABORES LÁ DO FUNDO DO QUINTAL
PEÇO A NOSSA SENHORA PRA NÃO DEIXAR FALTAR
É DIVINA… QUE DELÍCIA… PRONTA PRA SABOREAR
PREPARA A MESA BOTA A FÉ NO CORAÇÃO
NUMA SÓ VOZ VAI MEU SAMBA EM LOUVAÇÃO BIS
É O MEU SALGUEIRO COM GOSTO DE QUERO MAIS
OH MINAS GERAIS!